Escova progressiva é um termo comum aqui em nosso país, sendo muito utilizado em placas de salões de beleza, na mídia e etc. Entretanto, você sabe exatamente o que é uma escova progressiva, como funciona e quais seus benefícios e malefícios? Vem comigo, eu conto pra você!
A escova progressiva é um tipo de tratamento químico capaz de alisar os fios de cabelo gradativamente, assim diminuindo o volume, frizz e ressecamento do cabelo. Até pouco tempo este tipo de procedimento ainda possuía grande quantidade de formol, porém descobriu-se que este composto químico fazia grande mal não apenas para quem optava por fazer a escova como também para quem a aplicava nos salões. Por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que somente 0,2% do elemento poderia ser utilizado na escova.
Por isso hoje os produtos utilizados para realizar a escova progressiva possuem pouquíssimo ou nenhum formol em sua fórmula. Entretanto, isso fez também com que a frequência de retoque do procedimento fosse maior, levando a ser necessário realizar o procedimento a cada 2 meses. Felizmente hoje os produtos mais modernos possuem queratina e cremes do tipo emolientes capazes de hidratar e restaurar os fios enquanto são alisados. Legal, não é mesmo?
Quais são os prós e contras de fazer escova progressiva?
Como tudo na vida, esse procedimento também possui tanto aspectos positivos quanto negativos, veja a lista a seguir para estar ciente do que pode acontecer ao realizar a escova.
Pontos Positivos
Cabelo macio;
Alinhado;
Liso;
Sedoso;
Brilhante;
Livre de Frizz;
Emoliente.
Pontos Negativos
Estes vem principalmente após alguns meses do tratamento quando os fios não são corretamente tratados, são eles:
Ressecamento;
Oleosidade;
Opacidade;
Pontas duplas;
Fragilidade;
Elasticidade;
Embaraço.
Para evitar os pontos negativos, entretanto, basta manter seus cabelos hidratados e cuidados. Peça orientação sempre para a pessoa que irá realizar o procedimento, assim evitando transtornos futuros. Gostou da matéria? Comente!