Pois é, meu amigo. Se você tem medo daquele garoto fortão de sua escola porque acredita que ele seja mais forte do que você, pode ficar tranquilo. Acontece que dizer que alguém é mais forte apenas por ter músculos definidos é uma grande bobagem. Profissionais de educação física e médicos especialistas em esportes garantem que a massa muscular não é um equivalente para mais força, isto porque a força de alguém tem relação com fatores externos e internos.
A musculatura é formada por fibras de contração rápida e contração lenta que agem de diferentes maneiras em atividades de explosão muscular e resistência. Aqui está o pulo do gato: Não há nenhuma pesquisa científica que comprove que o treino físico seja capaz de aumentar as fibras musculares. Ou seja, ter mais massa muscular não aumenta sua força ou potência. Na verdade, a predisposição genética é o fator determinante para sua força.
Ou seja, usar roupas de academia e treinar todos os dias aumentará seu volume muscular, assim tendo mais resistência à fadiga, porém sua força não é aumentada. Existem até mesmo estudos que dizem que todas as pessoas possuem a mesma ‘quantia’ de força, isso independente de sua estrutura ou tamanho. Já outras pesquisas acreditam que a força seja uma tendência natural apresentada por questões anatômicas como as ligações dos músculos, por exemplo.
Então, já sabia dessa? Comente!