Após largada ruim, holandês perde a liderança, mas volta ao primeiro lugar com estratégia de duas paradas. Hamilton e Pérez completam o pódio, respectivamente.

Foto: Mark Thompson/Getty Images.

No toque e na estratégia: Max Verstappen voa no fim, ultrapassa Lewis Hamilton na penúltima volta e vence o Grande Prêmio da França, realizado no último domingo (20), pela 7ª etapa do Mundial de Fórmula 1. O mexicano Sergio ‘Checo’ Pérez, seu companheiro de equipe, fecha em terceiro.

O piloto da Red Bull largou na pole-position, mas errou logo na primeira curva, permitindo a ultrapassagem de seu rival de pista Lewis Hamilton. O heptacampeão liderou a prova até os momentos finais.

Estratégia

Hamilton, ao assumir a liderança, conseguiu abrir boa vantagem sobre o rival até a primeira rodada de pit stops. Na troca dos pneus médios pelos duros, o britânico não conseguiu voltar para a pista na frente de Verstappen, que tomou a 2ª posição e voltou para a ponta quando seu companheiro de equipe, Pérez, parou.

Na volta 32, Verstappen parou novamente para colocar pneus médios, retornando em 4°. Nesse momento o holandês ganhou força ao realizar as voltas mais rápidas da prova. Enquanto isso, Pérez cedeu ao colega o 3° lugar.

De outro lado, a Mercedes optou por apenas um pit stop tanto para Hamilton quanto para Bottas. Dez voltas depois de fazer a sua 2ª parada, Verstappen grudou no finlandês e iniciou seu processo de ataque contra a equipe alemã.

Troca de bastão?

UOL Esporte estreou ontem o Fim de Papo F1, com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes. Eles debateram se a Fórmula 1 está vivenciando a queda de Hamilton e a ascensão de Verstappen.

Para Seixas, estamos vivenciando um novo cenário: “Acho que a gente está assistindo a uma troca de bastão. Já vimos isso em outros momentos na Fórmula 1. Existem algumas corridas que marcam essa passagem. Lembro do Alonso segurando o Schumacher na Itália. Naquele momento, a gente falou ‘esse moleque é bom e vai ser um campeão do mundo’. Agora estamos vivendo um momento parecido”.

Além disso, comentou também sobre a evolução de Verstappen: “Estamos vendo um Verstappen maduro. Ele não se desesperou com o erro na primeira volta. Fez essa estratégia que, por si só, já era o suficiente para ficar à frente do Hamilton. Surpreendeu ao parar de novo, colocar pneus médios e, mesmo assim, vencer a prova. Foi um duro golpe para a Mercedes. Não por coincidência, o engenheiro do Hamilton entrou pelo rádio e disse ‘essa fica na nossa conta’. É um momento de virada”.

Classificação e calendário

Verstappen continua com o primeiro lugar no Mundial de Pilotos, agora com 131 pontos contra 119 de Hamilton.

A 8ª corrida de 2021 será já no próximo domingo (27), o Grande Prêmio da Estíria. No final de semana seguinte (4), a 9ª etapa será o Grande Prêmio da Áustria, ambos na cidade de Spielberg.

Será que teremos um novo campeão neste ano?