Não faltam, nos dias de hoje, oportunidades para a construção de uma carreira bem sucedida, para a conquista de objetivos pessoais ou para o encontro com o grande amor da nossa vida. Num mundo globalizado e que funciona em rede, torna-se cada vez mais possível estar em todo o lado ao mesmo tempo, com um olhar atento sobre os quatro cantos do mundo. Novas dinâmicas e novos conhecimentos possibilitam ainda que se saiba mais, criando um ambiente prolífero para a criação de ideias e sonhos cuja concretização é, agora, também mais fácil.
No fundo, o avanço das novas tecnologias e a melhoria das estruturas digitais serviu para que novos dispositivos se gerassem, criando novas possibilidades. Hoje, é possível trabalhar, investir no nosso conforto, encontrar um parceiro para a vida ou fazer novos amigos sem precisarmos, sequer, de sair da nossa casa. Uma nova forma de encarar a vida e o mundo começa a nascer e, com ela, também muitos benefícios, que podem elencar em oportunidades incríveis e inegáveis. Como todas as coisas na vida, no entanto, esta proliferação digital também oferece desafios e, por vezes, estes podem ser mais árduos do que imaginamos num primeiro olhar. A existência de barreiras no caminho para o sucesso pode ser bastante impactante na motivação das pessoas, incluindo aquelas que têm uma visão mais empreendedora da vida. Assim, torna-se muito pertinente conhecer os desafios do século XXI e as motivações que podem ajudar a ultrapassar as dificuldades que lhe são inerentes.
Dificuldades económicas do século XXI
Não será estranho para quem conhece a realidade dos nossos dias falar dos constrangimentos económicos da atualidade. De facto, embora cada vez mais negócios tendam a surgir (e talvez devido, justamente, ao número de empresas que nasce todos os dias) a taxa de sucesso negocial tem vindo a reduzir e são muitas as entidades que não sobrevivem no seio da concorrência atual. Os empregos são, hoje, difíceis de conseguir. Taxas de desemprego elevadas, acompanhadas de uma procura intensa, elevam a exigência das empresas, que cada vez mais apostam em funcionários com altas qualificações e uma longa experiência.
A par com isto – e, em parte, por existir uma procura muito superior à oferta – a remuneração efetiva destes trabalhos tem tendência para reduzir, o que, a par com a inflação, acaba por criar constrangimentos económicos para famílias de todo o mundo. Não é incomum que pessoas já empregadas se vejam obrigadas a recorrer a segundos empregos para ganhar dinheiro extra, tentando colmatar as falhas financeiras e dar resposta ao pagamento das suas contas e dívidas.No momento de abrir um negócio, este é um dos desafios que está bem presente nas mentes dos empreendedores.
Dificuldades sociais do século XXI
A Internet pode ser – e é – extremamente vantajosa e útil para a vida humana. Ainda assim, seria impossível olhar para o mundo digital sem lhe atribuir, também, um certo índice de culpabilidade na criação de determinados problemas de ordem social. Desde jovens, as crianças criadas na geração Millennials são criadas numa dinâmica sedentária e que tem, ao longo dos tempos, criado severas preocupações sobre a saúde. Problemas como atrofias e obesidade tornam-se, hoje, mais comuns. Estudos procuram ainda compreender o impacto efetivo que este tipo de educação, tão normal na nossa era, tem a nível neurológico.
Além disso, a própria dinâmica das redes sociais – que visa tornar-se um facilitador de interações sociais – oferece perigos para essa mesma interação. Mais do que nunca, esquemas de burla, bullying digital e outro tipo de ataques pessoais são feitos, de forma simples e dilacerante, levando muitas pessoas a situações extremamente nocivas e fazendo aumentar problemas como a ansiedade, a depressão e até o suicídio. Apesar destas preocupações, no entanto, não podemos esquecer que as mesmas estruturas podem ser utilizadas para o efeito oposto, podendo ser fortes difusoras de ideologias de integração e igualdade.
Dificuldades informativas do século XXI
Não existe plataforma de difusão de informação mais poderosa do que os novos mídia. Televisão e Internet são bons exemplos de espaços que disseminam informação e que têm um impacto direto sobre os conhecimentos e opiniões públicas.Por um lado, isto criou uma sociedade com melhor acesso à informação e que consegue, com relativa facilidade, aceder a qualquer tipo de notícia. Ainda assim, esta situação não deixa de ter um lado negro a nível social e cultural.
A manipulação mediática existe e as fake news são, hoje, uma realidade. Não se trata, já, de aceder à informação mas da necessidade de triar a informação para compreender até que ponto se pode confiar nela. A mistura de publicidade e notícias é outro dos elementos que faz com que se criem estruturas de difusão manipuladoras e perigosas. Este é outro dos grandes desafios promovidos pela era digital e que cria perigos reais para a sociedade do século XXI.