Como dar os primeiros passos no universo das criptomoedas?

As criptomoedas já se consolidaram como uma das principais formas de investimento e, por isso mesmo, dia após dia mais pessoas querem começar a explorar este universo. No entanto, como o segmento é relativamente novo e bastante volátil, há investidores que ainda têm receio de dar o pontapé inicial. Mas agora eles têm um bom motivo para comemorar. Isso porque, cada vez mais, o mercado vem investindo em robôs de trade, que são capazes de realizar transações de forma automática.

Por exemplo, o Crypto Bank como funciona? Essa plataforma é uma das que são capazes de procurar as melhores opções do mercado e fechar negócios automaticamente. Isso porque ela conta com a ajuda de inteligência artificial e tem o recurso de aprendizado automático, que faz com que, a cada experiência bem-sucedida, a plataforma absorva a lição e seja capaz de identificar oportunidades parecidas no futuro.

Com essas ferramentas à disposição, os investidores iniciantes podem dar os seus primeiros passos no universo das criptomoedas com muito mais segurança. Isso, no entanto, não anula o fato de que estudar a fundo o segmento é a melhor maneira de não sofrer prejuízos. Afinal, é importante entender aquilo em que se investe e, portanto, o fato de haver plataformas de negociação automática não deve fazer com que os investidores saiam por aí atirando no escuro.

Os robôs de trade, aliás, são muito úteis mesmo para investidores experientes. Os motivos são muito simples: em primeiro lugar, é possível estabelecer os parâmetros em que esses robôs vão operar. Em segundo lugar, nenhum investidor pode passar 24 horas por dia procurando as melhores opções de negócio. Dessa forma, ter uma plataforma fazendo isso de forma automática facilita muito a vida do usuário. E, claro, quanto mais conhecimento ele tiver sobre o tema, mais fácil fica ajustar o robô ou mesmo concluir se essas plataformas cumprem bem o seu papel.

Segmento em alta

O ano de 2022 tem sido atípico para as criptomoedas – após mais de uma década de crescimento, o segmento vive sua primeira grande crise. Mesmo assim, o número de novos investidores continua aumentando.

No Brasil, aliás, as criptomoedas têm feito um sucesso estrondoso. De acordo com a Receita Federal, em 2021, os brasileiros movimentaram R$ 200,7 bilhões em moedas digitais. O número por si só já é bastante significativo, mas ele revela algo mais: o crescimento exponencial desse mercado. Afinal, no ano anterior, 2020, a movimentação de criptomoedas no Brasil não havia atingido nem a metade desse montante.

Portanto, esse é um indicativo de que ainda há espaço para muito crescimento. E a melhor dica para todos aqueles que pretendem iniciar seus investimentos em criptmoedas é estudar a fundo o segmento. O mercado financeiro sempre oferece riscos, ainda mais quando se trata de ativos tão voláteis quanto as moedas digitais.

É fundamental que o investidor tenha segurança ao colocar seu dinheiro em um ativo ou em uma operação, e que ele corra riscos calculados, evitando aqueles desnecessários. Essa é a melhor maneira de evitar sustos e progredir no mercado financeiro.