Ao longo da história podemos observar alguns fatos curiosos relacionados aos costumes, culturas e formas de se vestir, cada época retrata de maneira única as suas particularidades, no entanto, alguns destes episódios marcaram não somente um período, mas todo um legado.

Muitas histórias são contadas e, sem dúvidas, você não sabe da maioria delas. As curiosidades sobre roupas e costumes são as mais marcantes e pouco mencionadas. Conheça as mais relevantes curiosidades das décadas passadas, você pode se surpreender com estes 10 momentos.

1-     A Lenda do Natal: Segundo uma lenda do Mascote de Gryla que percorre a Islândia, se você não comprar roupas novas nesta época do ano, um gato enorme irá devorá-lo. (Ainda bem que isso só passa de lenda).

 2-     Vestidos extremamente volumosos: Há relatos que no fim do século XIX, grande parte das mulheres usava vestidos tão grandes e volumosos que não conseguiam passar dentre as portas. As camadas de tecidos e arranjos era demasiadamente proposital, mostravam a riqueza e o alto patamar que as damas da época ostentavam.

 3-      A origem do jeans: segundo histórias- os marinheiros genoveses foram os primeiros a usar o tecido francês em suas calças, eles eram chamados de “genes” pelos franceses e logo depois o apelido mudou de pronuncia, os americanos os chamaram de “jeans” foi então que surgiu o nome deste tecido tão usado.

 4-     Roupas dos astronautas: Você sabia que os astronautas não lavam as suas roupas no espaço? Eles simplesmente as jogam para fora da nave e as mesmas são incineradas pelo contato da atmosfera da Terra. Claramente são reduzidas a pó.

 5-     O primeiro logo: Muitas marcas de roupas utilizavam etiquetas internas para “marcar” as suas criações, somente em 1933 uma grife bordou o seu famoso crocodilo em sua peça, as camisas Lacoste, dando origem a um segmento muito explorado desde então.

 6-     Sapatos e culturas: Diversas culturas relatam que os sapatos são sujos e impuros, em particular nos costumes árabes mostrar as solas dos sapatos é extremamente ofensivo. Imagine então jogá-los em alguém? Seria um dos insultos mais agravantes já cometidos.

 7-     Zíperes: Sabe o porquê na grande parte das inscrições de zíper vêm escritas as siglas YKK? É uma menção a maior produtora de zíperes do mundo o famoso grupo Yoshida Kogyo Kabushikigaisha fundado no Japão em 1934.

 8-     Botões em lados opostos: Já reparou que os botões de camisas masculinas são colocados do lado direito, enquanto os modelos femininos são inseridos do lado esquerdo? Na época as mulheres eram vestidas pelas suas amas que eram destras, por isso os botões do lado esquerdo, para facilitar a vestimenta. Já os homens vestiam-se sozinhos e os botões ficam do lado direito mesmo.

 9-     Modelos pecaminosos: Antigamente as mulheres só tinham os vestidos como vestimentas para o dia a dia, os tecidos mais finos e sofisticados eram comprados apenas pelas damas da alta sociedade. Modelos bem fechados e extremamente compridos escondiam todo o seu corpo, quando um decote ou mesmo um modelo mais curto era apresentado às famílias tradicionais já apontavam as mulheres como prostitutas. Quando as mulheres começaram a vestir calças- imagine os escândalos constantes que surgiam.

 10-   Exigências de Napoleão: Na época das conquistas e guerras os soldados usavam os uniformes a todo tempo, principalmente a infantaria francesa. Com o intuito de manter os uniformes mais limpos, Napoleão mandou costurar botões de bronze as mangas das camisas de seus soldados, os mesmos tinham costumes de limpar o nariz no uniforme.

Cada época mostra suas curiosidades de maneira bem particular, hoje mesmo temos muitas inovações em cortes e tecidos, o que seria bem extravagante para as pessoas de gerações passadas, não é mesmo?